Como a fitoterapia pode melhorar a sua performance esportiva
Fitoterápicos: Força, Resistência e Adaptação Otimizadas para o Atleta.
NUTRIÇÃO INTEGRATIVATELECONSULTA
Maíra Rodrigues de Oliveira
9/15/20254 min read
A Nutrição Esportiva tem como objetivo otimizar o desempenho fisco e acelerar a recuperação do organismo, a construção de um plano alimentar individualizado é fundamental para garantir as necessidades nutricionais adequadas. Podemos destacar alguns benefícios desse acompanhamento personalizado:
· Melhora do desempenho, pois a oferta dos nutrientes adequados faz com que o corpo consiga realizar os treinos exigidos pelo esporte;
· Promove uma recuperação mais eficiente;
· Garante a hidratação adequada;
· Ajusta a suplementação necessária para cada tipo de esporte e objetivo;
· Garantimos um olhar integrativo, não só focado no esporte mais como na saúde em geral.
Lembrando que a nutrição esportiva não é restrita a atletas de alta performance. Ela pode beneficiar qualquer pessoa que pratica atividades físicas regularmente, desde amadores e praticantes de esportes recreativos até atletas profissionais.
A Fitoterapia aplicada à nutrição esportiva
Já a Fitoterapia é Ciência que estuda e aplica as plantas medicinais com o objetivo de melhorar a saúde, e trazer esse conhecimento para o esporte tem se mostrado benéfica em várias questões, por exemplo:
- Proporcionar efeitos ergogênicos (melhora da disposição);
- Promover uma melhor recuperação em caso de leões e até mesmo na sua prevenção;
- Melhora o sistema imunológico;
- Auxilia na recuperação pós exercício (exemplo: em caso de dores musculares).
Nesse sentido, alguns fitoterápicos contribuem para o melhor desempenho esportivo, aumentando força e resistência, além de atuar como adaptógeno, ou seja, dando condições ao organismo de responder a situação estressora.
Quais fitoterápicos podem auxiliar na performance?
Podemos citar alguns Fitoterápicos importantes, como a cúrcuma, ginseng, chá verde, gengibre, guaraná.
Cúrcuma Longa:
Conhecido também como açafrão da terra, possui a curcumina em sua composição, que tem como função reduzir a expressão de citocinas inflamatórias e uma das consequências desta estratégia é aumentar a resistência aos treinos e reduzir o risco de alguns tipos de lesão, além, de auxiliar na sua recuperação.
E de que forma podemos incluir o seu consumo? Incluir no preparo de carnes e preparações em geral, como arroz, macarrão ou frango. E até mesmo no preparo de shots e sucos em geral.
Ginseng indiano ou Ashwagandha:
Além do seu potencial anti-inflamatório ele age principalmente na recuperação de fadiga física e mental, melhorando o desempenho e rendimento de treino. Uma ótima estratégia para ser utilizada no pós treino para redução de fadiga física em atletas de Endurance.
Uma forma de uso prática e simples é a adição do seu pó no preparo de sucos, shots ou até mesmo na água, outra maneira, é o preparo do chá a partir da sua raiz.
Chá verde (Camellia sinensis):
É uma planta fonte de cafeína e catequeinas, que são antioxidades. Em muitos estudos fica evidenciado diversos benefícios com o seu uso, como por exemplo: reduzindo o processo de inflamação, beneficiando a fase de recuperação no pós-treino; aumenta a resistência física; melhora a resposta imunológica e garante força e energia para os treinos.
Como sugestão de uso, podemos incluir o seu chá (decocção): 2g da folha seca em 200ml de água, 2x ao dia.
Contra indicação: crianças, gestantes, pacientes com gastrite, úlcera, ansiedade, insônia e taquicardia.
Gengibre:
É uma raiz com propriedades anti-inflamatórias que estão associadas principalmente aos compostos bioativos gengiróis, paradols e shogaols, que atuam na recuperação após exercícios intensos bem como na redução de dores musculares e inflamações.
Guaraná em pó
Sua composição é rica em cafeína, e seu consumo está associado a ativação do sistema nervoso central, aumentando a vigilância mental e a resistência à fadiga, contribuindo ainda para a redução do peso corporal. Resumindo ele atua na: melhora do desempenho em corridas; aumenta a forma muscular e melhora a resposta imunológica em corredores e ciclistas. Incluir o seu pó em sucos e vitaminas antes do treino é uma ótima alternativa de consumo.
Receita de Suco Energético
1 beterraba pequena cortada e descascada
3 rodelas de abacaxi ou Sumo de 2 laranjas
250 mililitros de água de coco
1 colher de chá de guaraná em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Esse suco é uma boa opção de pré treino.
Vale ressaltar que vivemos em um mundo onde todos estão conectados e com muitas informações na palma na mão, o que nos ajuda em muitas questões mais que também pode trazer muitos riscos. O principal deles é a propagação de informações erradas, creio que esse seja um dos principais desafios, esclarecer os mitos que surgem na internet.
Por isso, é importante deixar claro que a fitoterapia é sim uma excelente estratégia complementar de tratamento, mas que oferece riscos se usada inadequadamente, seja em dose errada ou em escolha de planta sem análise aprofundada de riscos e tempo de uso. Quanto mais a ciência evolui mais comprovada fica a relação entre o uso tradicional e com os efeitos terapêuticos desejados e este fato é fundamental para a aplicação correta e segura da fitoterapia em qualquer tipo de esporte e atleta. Na dúvida procure um profissional especializado sempre.
Lembrando que não é porque é natural que não existe contra indicação. os fitoterápicos possuem recomendação adequada de uso, que vai desde a concentração a forma de uso. Por isso, a orientação de um profissional especializado é fundamental para a garantia de todos os seus benefícios.
Conheça o trabalho da nossa especialista
Maíra de Oliveira Rodrigues
Nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva, Especialista em Fitoterapia, pela Práticas Integrativas E Complementares Em Saúde -PICS, com 10 anos de experiência

